Comprar uma sala comercial para alugar, apartamentos para estudantes, casas de luxo ou terrenos: seja qual for o nicho, o mercado imobiliário é reconhecido historicamente como um dos melhores investimentos.
O principal motivo é a segurança. Tomados os devidos cuidados, o risco é quase zero. Mesmo em tempos de crise e instabilidade financeira, o imóvel nunca perde totalmente seu valor, ficando sujeito a poucas variações de preço.
A rentabilidade do negócio é outro grande atrativo. A longo prazo, os ganhos se mostram superiores a algumas aplicações financeiras, sem os riscos que estas apresentam. O imóvel é um investimento que garante valorização constante, pois sempre há necessidade de moradia e, com a população crescente, a demanda é ainda maior.
A lucratividade é certa: quando o cenário não é favorável para venda, aumenta a procura por aluguel. Ou seja, a renda mensal está garantida e o imóvel não está parado.
As opções são muitas para quem investe no mercado imobiliário. Mas é preciso fazer as escolhas certas para obter bons resultados. Quer investir em imóveis? Separamos algumas dicas importantes para guiar seus primeiros passos:
Certifique-se de que o imóvel e o vendedor estão em dia com suas obrigações. Impostos atrasados, dívidas de condomínio ou até ações judiciais envolvendo o proprietário podem atrapalhar o negócio.
Para evitar fraudes e prejuízos, exija sempre a documentação completa e atualizada, tanto do imóvel quanto do seu dono. Seguem alguns itens que merecem atenção:
– Certidão de Registro do Imóvel: também chamada de Matrícula do imóvel. É o documento que comprova a propriedade e contém todo o histórico de transações (venda, permuta, etc.) desde a construção. Tem validade de 30 dias.
– Certidão Negativa de Débitos Tributários: verificar junto à Prefeitura Municipal se há pendências de IPTU e ITBI.
– No caso de apartamento ou casa em condomínio, verificar junto à imobiliária se os pagamentos estão em dia.
Quanto melhor o estado de conservação do imóvel, maior o seu valor de mercado. Eventualmente, surgirá a oportunidade de adquirir um apartamento usado, por exemplo, por um preço baixo, mas que precisará de reformas para ser alugado. O imóvel novo também necessita de alguns investimentos, como a mobília básica de banheiro e cozinha. Para que o negócio não saia no prejuízo, analise minuciosamente cada aspecto e tenha o controle de todos os custos na ponta do lápis.
O trabalho aqui é mapear as regiões da cidade. A oportunidade geralmente está em bairros novos, áreas onde a procura por imóveis vem demonstrando ligeira alta. Nesses locais, o preço do imóvel é mais barato e tende a valorizar rapidamente.
Seja para locação comercial ou residencial, o importante é conhecer o perfil do locatário. Pesquise sobre suas necessidades, qual o local mais adequado para cada situação, quais são os tipos de imóveis mais procurados. Se a intenção é alugar para comércio e serviços, o ponto ideal deve ser bem visível e movimentado, onde os clientes encontrarão com facilidade. Já o perfil residencial vai variar de acordo com a renda, o tamanho da família e a região da cidade, por exemplo. Esteja atento a esses detalhes para obter maior liquidez do seu imóvel.
Comprar um apartamento ainda na planta é uma das formas mais rentáveis de investimento no mercado imobiliário. Nesta fase, é possível pagar aproximadamente 30% do valor do imóvel e revendê-lo mais tarde com grande lucratividade. No entanto, é um investimento de longo prazo. Esteja preparado para esperar em média 2 anos até a conclusão da obra, mas um ou dois anos até concretizar a venda.
O mais importante nesse tipo de transação é a credibilidade da construtora e incorporadora. Para evitar que a possibilidade de um negócio vantajoso se transforme em uma enorme dor de cabeça, conheça a reputação da empresa antes de fechar o contrato.
Ficou interessado? A Anita Sul tem uma proposta na medida para investidores! Entre em contato com nossos especialistas e tenha a garantia de fechar o melhor negócio.