A construção de um prédio é um processo minucioso em cada etapa e nenhum detalhe pode passar batido. Apesar de uma construção imponente aos olhos, qualquer erro em alguma etapa pode fazer com que os ocupantes tenham grandes problemas. Obviamente, ninguém quer ter uma série de incômodos em um edifício, muito menos, quando ele é novo.
No caso de um prédio residencial, imagine a dor de cabeça que é perder algum móvel novo por conta de infiltração, por exemplo. Ou um pesadelo muito maior: ter que se mudar logo após ter se instalado, para reparos ainda maiores.
Neste texto, iremos explicar as etapas da construção de um prédio e assim, você poderá entender melhor o que está por trás de toda a estrutura.
Escolha do terreno
A escolha do terreno passa por diferentes etapas por si. Há análises de solo, preço, regularização fiscal, e, claro, a localização do imóvel, pois essa também interfere no preço, projeto e na atração de futuros moradores.
Projeto
O projeto de construção de um prédio é o desenho arquitetônico, ou seja, a planta baixa, com todos os detalhes, além de seguir um conceito previamente criado pela equipe. Assim, restando ao acabamento entregar revestimentos que entreguem mais ainda esse conceito.
Serviços Preliminares da construção
Os Serviços Preliminares são o início da preparação do terreno para a construção, como limpeza, cercamento, terraplanagem e montagem de segurança e instalações de ferramentas e material para a equipe de construção.
Fundação
A fundação é o alicerce que manterá o prédio. Ela tem uma ligação direta com o tipo de solo e tipo de empreendimento a ser construído. Esse trabalho de fundação será primordial para evitar rachaduras e problemas na estrutura do prédio como um todo. É nesta etapa também que é usada a impermeabilização do solo, que evita infiltrações.
Estrutura
Na etapa de estruturação, o edifício começa a ser levantado. É aqui que o peso do resto da estrutura será melhor distribuído, assim como os suportes para caixas d´águas e separação dos ambientes, seguindo o projeto.
Acabamento
No acabamento, o edifício começa a ficar visivelmente mais atraente para quem olha. Os acabamentos incluem esquadrias, vidros, portas, pisos, materiais e detalhes que compõem a decoração e estrutura relativa ao conceito do projeto. Obviamente, todo o material fornecido precisa ser de alta qualidade, pois o prédio não acaba aí e esse acabamento precisa ter durabilidade e beleza até a entrega das chaves.
Paisagismo
O paisagismo diz respeito às áreas externas e de lazer, como área de festas e convivência, espaço infantil, piscina e arborização. Ele também é incluído no projeto e ajuda a entregar o conceito do empreendimento. A escolha dos acabamentos e das plantas está longe de ser aleatoriamente, eles também fazem parte dessa estratégia conceitual que vem antes da construção de um prédio.
Vistoria
A vistoria é uma exigência de lei e deve ser feita seguindo documentação fornecida pela construtora, junto a um profissional habilitado. Essa etapa, feita antes de qualquer entrega de chaves, é mais uma segurança para quem deseja investir em um imóvel. A vistoria também ocorre entre os moradores que receberão as chaves e o síndico, após a escolha do mesmo em uma assembleia.
Limpeza final
Antes de abrir o prédio para visita de pessoas interessadas em conhecer, a limpeza final de todo ele é um passo essencial. Afinal, após a aplicação de alguns materiais e com funcionários trabalhando ainda nos últimos detalhes, o que mais acontece é ter pó residual pelo chão, esquadrias e vidros.
Como você pode ver, as etapas para a construção de um prédio tem seu próprio tempo para serem concluídas. Atrasos em materiais, adiamentos de acabamentos e construção de parte externa podem acontecer devido ao clima da cidade, entre outros pequenos contratempos. O que mais deve importar, é que seja uma residência segura para a moradia que você merece.