5 DICAS PARA ACABAR COM AS DÚVIDAS SOBRE COMPRAR UM IMÓVEL NA PLANTA

Adquirir um imóvel na planta é uma opção vantajosa para quem pode esperar pela entrega ou pretende comprar para investir. Entre as vantagens estão o valor mais acessível, entre 20% e 40% menor que o imóvel pronto e a negociação direta das condições de pagamento com a incorporadora. Sem falar na valorização depois de pronto, o que o torna um excelente investimento. Se este é o seu caso, mas ainda está inseguro sobre o processo, preparamos algumas dicas para você tirar suas dúvidas.

1 – PLANEJE A COMPRA DE ACORDO COM AS SUAS FINANÇAS

Estude muito bem as condições de pagamento e taxas do contrato e esteja certo de que elas cabem no seu orçamento. Lembre-se que além do valor da parcela, ainda tem as parcelas intermediárias, que podem sobrecarregar suas contas caso não esteja preparado. O ideal é contar com no máximo 30% dos seus ganhos mensais para os custos do imóvel e ter uma reserva em outras fontes como poupança, investimentos ou FGTS, por exemplo.

2 – PESQUISE SOBRE A REPUTAÇÃO DA CONSTRUTORA

Se por um lado o valor seja mais baixo e as condições de pagamento mais flexíveis, adquirir um imóvel na planta também tem seus riscos. Desde o descumprimento de prazos, atraso na entrega e até mesmo a não conclusão da obra, em casos extremos. Para evitar ao máximo essas complicações, procure conhecer a construtora, se está devidamente registrada e certificada e se possui reclamações nos órgãos de defesa do consumidor. Conheça a documentação do empreendimento e consulte se está tudo em dia no Registro de Imóveis. Fechar negócio com uma empresa idônea reduz em muito a probabilidade de enfrentar dificuldades no futuro.

3 – ACOMPANHE TODAS AS ETAPAS DA CONSTRUÇÃO

Visite a obra de tempos em tempos para avaliar o andamento do processo. Converse com os responsáveis, pergunte sobre os prazos, verifique se o cronograma está sendo cumprido. Faça registros dessas visitas, inclusive com fotos, e mantenha o seu próprio diário de acompanhamento da obra atualizado.

4 – GUARDE TODA A DOCUMENTAÇÃO DA COMPRA

Tenha um local de armazenamento específico para os documentos relacionados ao imóvel. É importante guardar tudo, mas tudo mesmo, desde material publicitário do empreendimento, troca de e-mail com o corretor de imóveis, proposta de venda, negociações, etc. Um documento muito importante para a compra de imóveis na planta é o memorial descritivo da obra: nele constam especificações sobre o tipo de material empregado nas áreas privativas e comuns, quais as marcas, onde vai ser entregue com piso básico ou com porcelanato, por exemplo, os metais dos banheiros, elevadores, interfones, etc.

5 – CHEGOU A HORA DA ENTREGA DAS CHAVES! E DE GASTOS EXTRAS TAMBÉM.

A tão esperada hora de receber as chaves do seu imóvel chegou! Finalmente, tomar posse do seu apartamento, começar a mobiliar, equipar e decorar. Mas também é o momento de muitos custos além das prestações: é agora que você precisa quitar totalmente o débito com a construtora, seja com recursos próprios ou buscando um financiamento em uma instituição financeira. Além disso, nessa etapa você terá gastos com pagamento de taxas, despesas com documentação de cartório e o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
Pronto, agora você já tem informações suficientes para saber se adquirir um imóvel na planta é o ideal para o seu momento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *